A Ilha Japonesa de Okunoshima

A pequena Ilha de Okunoshima  na costa do Japão não aparecia na maioria dos mapas até 1988,nesse ano o Governo Japonês construiu um Museu em memória das pessoas que trabalhavam lá durante a Segunda Guerra Mundial.
Apesar de seu tamanho reduzido, a Ilha desempenhou um papel muito importante na Guerra, já que o lugar abrigava uma fábrica secreta de Armas Químicas (á base de gás mostarda) entre 1927 e 1945. 

Hoje, a fábrica abandonada ainda está de pé e, embora a Ilha esteja aberta ao público, os visitantes não estão autorizados a entrar por causa do risco de contaminação.
Acredita-se que ainda existam reservas escondidas de gás mostarda espalhados pela Ilha, mas ninguém sabe realmente, porque todos os registos da planta do lugar foram queimados no final da Guerra.
Como Curiosidade esta Ilha é também conhecida por" Ilha dos Coelhos"...verdade, nela habitam inúmeros coelhos que não se fazem de rogados a pedir comida aos visitantes.
O porquê de tantos coelhos??É sabido que os coelhos eram utilizados para testar as Armas Químicas, embora não haja provas de que estes coelhos sejam os descendentes desses. De acordo com Ellis Krauss, professor de política Japonesa na "University of California San Diego", é bastante improvável que as duas gerações de coelhos estejam relacionadas;

“Os coelhos não são descendentes dos que foram utilizados nos testes das Armas Químicas durante a Guerra. Os coelhos dos testes foram eutanasiados pelos Americanos durante a ocupação do Japão. Cerca de 200 destes estavam a ser utilizados nos testes”

 
Se todos os coelhos da Ilha foram abatidos, é difícil perceber como é que os animais voltaram a dominar Okunoshima. Porém existem algumas  explicações, por exemplo; que um casal Britânico trouxe um casal de coelhos e os libertou, ou que outros turistas vieram à Ilha, provavelmente crianças, e fizeram o mesmo. Existe a possibilidade de que alguém que queria tornar a Ilha num local Turístico o fez...Não existe certezas nenhumas e por isso ás vezes a explicação é muito mais simples do que se imagina...que um casal de coelhos poderia ter escapado dos Americanos...!!!
Cerca de 700 coelhos habitam atualmente na Ilha e dada a falta de predadores, os coelhos reproduzem-se livremente. Porém, Krauss indica que os coelhos não teriam atingido um número tão elevado sem a ajuda humana.

“O mais interessante acerca destes coelhos é que a água do solo e algumas partes do solo ainda estão contaminadas. Toda a água que é consumida na ilha é engarrafada e trazida de fora e, posteriormente, as pessoas deixam água potável para os coelhos”.

Comentários

Mensagens populares