As Diferenças Entre Guerreiros Atenienses e Espartanos

Os dois rivais,da Grecia,que fizeram mais "barulho" e nos deram a maioria das tradições foram Atenas e Esparta. Eles viviam juntos no mesmo País,mas estavam  distantes no que valorizavam e como eles viviam as suas vidas.
Uma das suas principais semelhanças era a sua forma de governo,tanto Atenas como Esparta tinham uma Assembléia, cujos membros eram eleitos pelo povo. Esparta foi governado por dois Reis,um governou até morrer e o outro foi forçado a sair do cargo. Atenas foi governada por "Arcontes"( eram magistrados supremos de algumas cidades-estados da Grécia Antiga, que foram eleitos anualmente).
Apesar de ambas as partes do governo de Atenas terem líderes eleitos, Atenas foi o lugar de nascimento da Democracia.

A vida Espartana era simples. O foco era a Obediência e a Guerra. A escravidão tornou isso possível libertando os jovens Espartanos,dos deveres domésticos e industriais,permitindo que eles se concentrassem nos seus deveres militares.
Os jovens eram treinados para serem Guerreiros e as raparigas eram treinadas para serem mães de Guerreiros.

Em contrapartida a  vida Ateniense era uma maravilha em Criatividade. Como Ateniense, podiam ter uma boa educação e poderiam seguir qualquer tipo de Artes ou Ciências.Também podiam servir no Exército ou na Marinha, mas não eram obrigados.Isso se aplicava apenas aos rapazes, as raparigas estavam restritas a outras actividades, não á Guerra, aos negócios ou á Educação).
Durante muitos anos, os Exércitos Espartanos forneceram a maior  parte da defesa das terras gGregas. O Heroísmo Espartano na Batalha de "Thermopylae", durante as Guerras Persas, inspirou toda a Grécia a lutar contra as forças  dos Persas invasores. Atenienses e Espartanos lutaram lado a lado na Batalha de "Plataea" , que encerrou as invasões Persas da Grécia.
Uma maneira pela qual Atenas e Esparta realmente diferiam era na forma de se entenderem com o resto dos Gregos. Esparta estava satisfeita por providenciar o Exército e assistência quando necessário. Atenas, por outro lado, queria controlar cada vez mais a terra ao redor deles. Isso acabou levando à guerra entre todos os Gregos;a Guerra do Peloponeso.
Depois de muitos anos de luta dura, Esparta ganhou a guerra. No verdadeiro espírito Grego, Esparta recusou-se a queimar a cidade de Atenas. Em vez disso, a cultura e o espírito de Atenas podiam viver, desde que os Atenienses não desejassem mais governar os outros Gregos.
Desta forma, a influência de Atenas permaneceu e tornou-se mais forte.
Outras Cidades-Estados tinham os mesmos tipos de Templos, edifícios e locais de encontro, mas foi Atenas que se tornou mais famosa.

Comentários

Mensagens populares