A Pirata Jane de Belleville


Jeanne De Belleville (também conhecido como Jeanne De Clisson) apresenta um maravilhoso exemplo de como uma história impressionante pode ser transformada numa lenda épica. 

A Guerra dos Cem Anos

Quando o Duque de Brittany morreu sem um herdeiro do sexo masculino em 1341, tanto o Rei Edward III de Inglaterra como Phillip VI da França viram uma oportunidade. Os dois Reis já estavam em desacordo sobre a aclamação de Edward pelos territórios franceses e, na verdade,pela própria Coroa. O Ducado estava entre os seus dois Reinos e daria um bom ponto para a  invasão. O apoio dos reclamantes concorrentes, Jeanne de Penthièvre e Jean de Monfort, inflamou o conflito que ficou conhecido como a Guerra dos Cem Anos.
 
Uma das primeiras vítimas foi o rico e influente Lorde Olivier de Clisson. Um apoiante de Monfort, que  era favorecido por Edward,foi capturado por Phillip enquanto participava de um torneio em 1343, e executado como traidor. Isto indignou muitos dos seus apoiantes, que acreditavam o Rei agiu tanto ilegalmente como desonrosamente. Acima de tudo, ultrajou a esposa, a igualmente rica e influente Jeanne de Clisson. Como ela possuia por direito próprio as terras de Belleville, ela foi também frequentemente conhecida como Jeanne de Belleville.

A Gloriosa Lenda 

Diz a Lenda que Jeanne navegou com os seus dois filhos de Clisson para a cidade de Nantes, para mostrar-lhes a cabeça do seu pai exibido às portas da cidade. Em seguida,vendendo essas terras que permaneceram com ela, ela formou uma pequena força de homens leais  e atacaram as forças pró-Franceses, na Bretanha,massacrando a guarnição de Chateau Thébaut. Quando a sua situação tornou-se muito perigoso na terra, ela embarcou para o mar, mas o seu navio naufragou numa tempestade, deixando ela e os seus filhos à deriva num pequeno barco. Antes de chegarem a terra, o filho mais novo morreu. Ela e o seu filho restante procuraram abrigo na Inglaterra.

Com a ajuda de Edward, ela equipou mais três navios. Pintou-os de  preto e tingiu de vermelho as velas, ela caçados navios Franceses ao longo do do Canal Inglês. Sempre que ela capturava um Nobre Francês, ela o decapitava com as próprias mãos, mas sempre deixava um ou dois da tripulação viva para relatar  as suas ações para Phillip. Ela ficou conhecida como a "Leoa da Bretanha"; insultada como um monstro por alguns, elogiada como uma Heroína por outros. No entanto, depois de treze anos, ela casou-se com um Nobre Inglês, terminando  com o mar e a sua busca por vingança.
 
Há diversas variações sobre esta história, embora os elementos importantes permanecem constantes.

Os Factos Confusos

Este conto tem elementos em comum com o romance"Jeanne de Belleville", publicado na França em 1868 por um Émile Pehant. Um correspondente de Victor Hugo, Pehant escreveu-o no auge do movimento romântico francês.

No entanto  um manuscrito conhecido como o "Chronographia Regnum Francorum" confirma alguns dos detalhes,além disso, a decisão do Julgamento Francês no final de 1343 condena Jeanne como uma traidora  e ordena o confisco das suas terras. Em 1345, registros do tribunal Inglês indicam que Edward concedeu-lhe uma renda de terras agora controlados pela Bretanha e ela é mencionada numa trégua elaborada entre França e a Inglaterra em 1347 como uma valiosa aliada dos Ingleses. Estas fontes sugerem que o período da sua actividade real foi restrito a cinco meses entre a execução de Lorde Clisson e a sua fuga para a Inglaterra.

Jeanne chegou à Inglaterra, não só com um filho sobrevivente, Olivier, mas uma filha, Jeanne. Seu filho foi criado na Corte Inglesa e por 1349, ela tinha realmente casado com o ​​comandante de Edward Walter Bently, e ela não tinha abandonado os seus interesses. O presente  de Casamento do Rei  foram as terras de Belleville ainda nas mãos dos Franceses. Ela e o seu marido regressaram rapidamente a França e por 1352, Bently tinha a responsabilidade por todos os interesses Ingleses na França.
 
A data e as circunstâncias da morte de Jeanne são incertos, mas em 1359,o filho Olivier fez homenagem a Edward pelas terras e  renda que tinha sido concedido a sua mãe - e recebeu-as.

O Final

O jovem Olivier de Clisson, recuperou o título e as terras de seu pai, mas só depois da maré da guerra ter findado. Ele alcançou sucesso na Corte Francesa, tornando-se Condestável da França sob Carlos VI. A jovem Jeanne caso-se com um dos homens de Edward e o seu filho foi reconhecido como o senhor de Belleville. 

Comentários

Mensagens populares