O Misterioso Mecanismo de Antikythera

Este artefacto, que foi chamado de Mecanismo de Antikythera, é uma peça feita de bronze e madeira que em 1900 foi resgatada perto de um navio naufragado em Antikythera, Creta. Até pouco tempo o mecanismo intrigava os cientistas, já que análises revelaram que o mecanismo tinha cerca de 1.500 anos de idade, mas análises feitas posteriormente reforçaram a ideia de que o instrumento é ainda mais antigo.

Há inscrições na parte da frente e atrás do aparelho e, nos anos 70, os cientistas as dataram como sendo feitas em 87 aC. Mas, mais recentemente, os cientistas examinaram letras gregas nas inscrições e dataram o mecanismo como sendo feito entre 150-100 aC. Não satisfeitos, os pesquisadores analisaram os eclipses que o dispositivo registrou, e descobriram que o calendário do mecanismo de Antikythera era entre 50 a 100 anos mais antigo do que se acreditava. Hoje, com base em todos esses dados, estima-se que o instrumento foi construído por volta de 205 aC, pouco tempo depois que Arquimedes morreu...
Muita especulação foi feita sobre qual seria o real propósito da peça, mas agora um grupo internacional de cientistas descobriu que ela era na verdade um computador analógico, capaz de fazer o cálculo relativo das posições do sol, da lua e de outros planetas, podendo assim prever inclusive eclipses solares. Segundo os cientistas, o dispositivo é composto por três discos, sendo que o da frente mostra o posicionamento do sol e da lua no zodíaco e o calendário correspondente de 365 dias. Os outros discos mostram os ciclos mais longos da lua, como de fases da lua (metónico), que dura 19 anos, e o de posicionamento no céu, relativo ao zodíaco (Calípco), que dura 76 anos.

O complexo conjunto de engrenagens de bronze era assim(segundo afirmam)usado, entre outras coisas, para prever precisamente eclipses lunares e solares, a posição do Sol, Lua e planetas como Mercúrio, Venus, Marte, Júpiter e Saturno. Pesquisadores recentemente também descobriram que o mecanismo de Antikythera acompanhava as datas dos Jogos Olímpicos e anos bissextos.
Esta peça continua a interessar os cientistas, já que era demasiado avançada para a sua época...e quem a teria feito??Ainda não o sabem e talvez nunca o saibam...

Comentários

Mensagens populares